24 novembro 2015

Encontros de Natal

Para mim, uma das melhores coisas que as festas de fim de ano trazem são as possibilidades de encontro. E, por uma característica do nosso tempo, esses encontros podem adquirir muitas formas. Pode ser um café com amigas, uma tarde de domingo em família para montar a árvore, pode ser uma carta cheia de carinho enviada pelo correio, uma mensagem para aquela amiga que anda meio esquecida, um dia de trabalho voluntário ou algumas horas dedicadas a você para um encontro consigo mesma. São muitas as oportunidades de distribuir um pouco de cuidado e beleza, especialmente  em um momento em que o mundo parece cada vez mais caótico e inseguro. 


Penso sempre que pequeninas doses de atenção podem transformar o dia de alguém. Uma carta que chega pelo correio em meio às habituais contas e propaganda podem colocar um sorriso (mesmo que momentâneo) no rosto de alguém que atravessa uma fase difícil. Um telefonema -  que hoje tem ficado quase tão raro quanto as cartas - pode trazer as risadas e leveza tão necessárias a um dia a dia corrido. Um pedaço de bolo pode ser tudo que sua vizinha ou colega de trabalho sonha depois de uma noite insone com o filho tossindo. 

Mas quem tem tempo para se dedicar assim ao outro? Ninguém. Há sempre tanto a fazer, prazos a cumprir... coisas, inúmeras COISAS (em maiúsculas, pois são muito importantes) que precisam ser feitas. Mas já não passamos da fase de acreditar que as coisas vão dar sentido à nossa vida? Já não entendemos que o que forma as lembranças de uma vida feliz está em um campo de grande sutileza e de momentos pequenos, aparentemente insignificantes para o observador desatento envolvido em tantas... coisas? Assim me pergunto novamente: quem tem tempo para se dedicar assim ao outro? Ninguém. E todo mundo! Todos temos a capacidade de oferecer um pouco da nossa essência, do que flui facilmente de nós e é percebido como um presente, seja por meio de palavras escritas, pela nossa voz, pelas nossas mãos ou pela simples presença.      


Há um tempo passei a acreditar que os encontros são os momentos mais preciosos que temos durante a nossa passagem por este planetinha azul. Encontros verdadeiros, de alma despida de medos e vestida de riso ou lágrimas são mágicos. Por que trocamos isso por coisas ou supostos afazeres importantíssimos sempre vai estar além da minha compreensão. 

Aproveito então para agradecer pelo nosso encontro, por todas vocês que passam por aqui, que me incentivam e que me acolhem. Pelas belas amizades que surgiram a partir desse espacinho virtual, pelo que trocamos e por tudo que aprendi com as mulheres lindas que me oferecem  o privilégio de dedicar um pouquinho do seu tempo a ler o que eu escrevo por aqui. Meu desejo é que outros também possam desfrutar da beleza que vejo quando leio cada uma de vocês. E que venham lindos encontros de Natal!





8 comentários:

  1. Lindas palavras, obrigada também pelo seu tempo de vir aqui e compartilhar conosco toda a sua doçura! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosa! Estou te seguindo há pouco tempo, mas foi amor à primeira vista o seu blog pra mim. Eu acredito nisso que você falou, que temos sim tempo para nos dedicar aos pequenos e sutis momentos que realmente importam na nossa passagem aqui. E eu que agradeço por ter encontrado um espaço como o seu e poder aprender um pouco mais sobre coisas e pessoas. Porque aprender sempre será parte das nossas experiências de vida.

    :**

    ResponderExcluir
  3. Eu que agradeço esse banho de inspirações no blog... =)
    Bjs,

    ResponderExcluir
  4. Olá, Rosa!
    Agradeço muito pela receptividade, pela delicadeza com que nos trata e pela gentileza de sua atenção. Para mim, vir aqui é abrir os olhos para a beleza e a sensibilidade que partilha conosco, a generosidade de ensinar, só tenho a agradecer Rosa, aprendo muito com você.
    Abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  5. Gostei do texto tão simples e genuíno! :)
    Quem te visita também agradece, acredita! Dá gosto ver um blog tão giro :)

    ResponderExcluir
  6. Que bonito texto, Rosa! apesar do Natal não ser a minha época preferida, tenho até uma certa oposição e digo muitas vezes que gostaria de adormecer antes e só acordar quando tudo tivesse acabado, a verdade é que aquilo que mais me atrai nesta época é a disponibilidade das pessoas. De estarem umas com as outras, de telefonarem, de mandarem um cartão. "Perder tempo aqui" é um privilégio, e ao vivo, outro, maior ainda! beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu acho sim Rosa, que um momento precioso e especial é aquele que empregamos toda sensibilidade e atenção em cima dele... Eu sempre gostei de despender meu tempo às pessoas.. mesmo que elas não deem tanta importância ou não compreendem... Vale a pena pra mim!

    Como sempre muita sensibilidade em seus textos. Gosto da maneira que você usa as palavras...

    Por falar em encontros, fiz um post sobre o #secretfriend60. Ele se chama "Amigo Secreto virtual: Carinho que vem de longe"

    Outra coisa: Aos domingos cito alguns links que encontro pela net e que aprecio. Vou citar esse texto que é pura sensibilidade. Convidada! Com sua licença, "roubo" uma imagem pra ilustrar. Qualquer coisa só pedir que retiro :)

    Não estranhe, o Bolhinhas está de casinha nova... Acho que você ainda não viu..

    Um beijo doce! ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi Rosa, cheguei ao seu cantinho, através da minha amiga Teresinha, do Bolinhas.
    Eu simplesmentei amei seu post.
    Não tem nada mais valioso do que o tempo e atenção, empregado a alguém... E é triste essa correria e falta desse tempo, de um carinho, um cartinha, uma visita, um telefonema...
    Quero voltar mais vezes por aqui...
    Bjs
    Ju
    http://www.maesemfronteiras.com.br/

    ResponderExcluir

♥ Theme por Designing Dreams © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados •Topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...